segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Depois de um período de férias estamos retomando o conteúdo. E agora estamos estudando os poríferos, os cnidários e principalmente os platelmintos e os nematelmintos
Os platelmintos são seres de corpo achatado; daí o nome do grupo: platelmintos (platy = "achatado"; helmintos = "verme").
Esses animais compreendem mais de 15.000 espécies. São principalmente aquáticos, vivendo nos mares, em córregos, lagos e pântanos ou em ambientes terrestres úmidos, arrastando-se no chão sobre um muco que produzem na parte ventral do corpo. Alguns tem vida livre, outros parasitam animais diversos, principalmente vertebrados eles atacam pessoas e animais com doenças, ás vezes mortais.
Medindo desde alguns milímetros até alguns metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestivo incompleto, ou seja, tem apenas uma abertura: a boca - através do qual tanto entram os alimentos como saem as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestivo tem e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo hospedeiro. Apresentam também várias formas de ser e de sobreviver principalmente atacando pessoas e animais:

ESQUISTOSSOMOSE

Parasita - Shistosoma mansoniSintomas-
Alojam-se nos vasos do sistema porta – hepático, promovendohemorragias e conseqüente edema (barriga d’água); urrose hepática.
Transmissão - infestação passiva ou ativa.

HIDATIDOSE

Parasita - Echinococcus granulosus
Sintomas - Formação de cisto hidático
Transmissão - Ingestão acidental de ovos

TENÍASE

Parasita - Taenia solium e Taenia signata
Sintomas - Náuseas, diarréia, letargia, etc.
Transmissão - ingestão de carne com cisticercos

Obs.: Essa doença tem um ciclo grande onde principalmente o porco é seu maior transmissor que come os ovos contaminando-se e quando alguma pessoa come o porco, automaticamente se contamina.