segunda-feira, 30 de junho de 2008

Fungos

Os Fungos


No dia 23.06.2008, fomos para o pátio do colégio para analisar o conteúdo dado em aula pela a professora Tânia, fomos pessoalmente visualizar os fungos, ai vai algumas informações sobre eles:
Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.

Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.

A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais.

Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.

São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários.

Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros.

Os componentes principais da parede celular são hexoses e hexoaminas, que formam mananas, ducanas e galactanas. Alguns fungos têm parede rica em quitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacarídios e proteínas, com predominância de cisteína.

Fungos do gênero Cryptococcus, como o Cryptococcus neoformans apresentam cápsula de natureza polissacarídica, que envolve a parede celular.

Protoplastos de fungos podem ser obtidos peloo tratamento de seus cultivos, em condições hipertônicas, com enzimas de origem bacteriana ou extraídas do caracol Helix pomatia.

Os fungos são ubíquos, encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animals, no homem e em detritos, em geral. O vento age como importante veiculo de dispersão de seus propágulos e fragmentos de hifa.

algumas ioformações do site: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/fungos.htm

quarta-feira, 18 de junho de 2008

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O Reino Monera

Reino Monera
Principais caracteristicas:

-Vivem isolados ou em colônias
-São unicelulares procariontes (não possuem núcleo organizado)
-Vivem no ar na água e na terra a podem estar associado a diverssos tipos de organismos
-Podem ser classificados quanto ao modo de vida e quanto a forma.
-Quanto ao modo de vida podem ser autótrofos ou heterótrofos.
-Reprodução assexuada ou sexuada quanto a respiração podem ser aeróbia ou anaeróbia.

Principais doenças causadas por bactérias :


Tuberculose: causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis.
Hanseníase (lepra):
transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra).
Difteria:
provocada pelo bacilo diftérico.
Coqueluche:
causada pela bactéria Bordetella pertussis.
Pneumonia bacteriana: provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae.
Escarlatina:
provocada pelo Streptococcus pyogenes.
Tétano:
causado pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani).
Leptospirose:
causada pela Leptospira interrogans.
Tracoma:
provocada pela Chlamydia trachomatis.
Gonorréia ou blenorragia:
causada por uma bactéria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae).
Sífilis:
provocada pela bactéria Treponema pallidum.
Meningite meningocócica:
causada por uma bactéria chamada de meningococo.
Cólera:
doença causada pela bactéria Vibrio cholerae , o vibrião colérico.
Febre tifóide:
causada pela Salmonella typhi.


Algumas delas em especifico


O que é Tétano:
O tétano é uma doença infecciosa grave causada por uma neuro toxina produzida pelo Clostridium tetani, uma bactéria encontrada comumente no solo sob a forma de esporos (formas de resistência).
Transmissão:
O tétano é uma doença infecciosa, não transmissível de um indivíduo para outro, que pode ocorrer em pessoas não imunes ou seja, sem níveis adequados de anticorpos protetores. Os anticorpos protetores são induzidos exclusivamente pela aplicação da vacina antitetânica, uma vez que a neuro toxina, em razão de atuar em quantidades extremamente reduzidas, é capaz de produzir a doença, mas não a imunidade. O tétano pode ser adquirido através da contaminação de ferimentos (tétano acidental), inclusive os crónicos (como úlceras varicosas) ou do cordão umbilical (tétano neonatal).
Tratamento:
Como a doença não produz imunidade o doente deve receber também o esquema facial completo contra o tétano
Prevenção:
Como não é possível eliminar os esporos do vírus é essencial que todas as pessoas estejam vacinadas e imunes contra a doença.

Pneumonia:

A pneumonia é uma infecção que ocorre nos pulmões, e, em muitos casos, ela também pode afetar a região dos alvéolos pulmonares.

Seu principal agente desencadeador se dá através da penetração de um agente patogênico ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas).

Diferentemente do que ocorre com o vírus da gripe, que é altamente contagioso, o microorganismo patogênico da pneumonia não é transmitido de pessoa para pessoa tão facilmente.

Durante o tratamento desta doença, ocorre a necessidade do uso de antibióticos, que se usados conforme a orientação médica, obtém-se a melhora dos sintomas em poucos dias.

Contudo, há casos em que a internação é a forma mais indicada, e, em alguns casos, a única, para se tratar desta enfermidade, isto geralmente ocorre no caso de pessoas idosas e em pacientes que apresentam febre alta ou alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, como, por exemplo o comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, ou, ainda, outras alterações importantes.





Algumas informações foram tiradas do site:

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/


quinta-feira, 5 de junho de 2008

05.06.08 Dia Nacional do Meio Ambiente

Perca apenas 3 minutinhosdo seu dia, e reflita sobre esta mensagem.

Ela pode se tornar um fato REAL...

Depois de tudo o que estamos vendo nestes verões, vale a pena refletir!
A propósito de água, e do artigo do JP no expresso...


Carta escrita em 2070:
"Estamos no ano de 2070, acabo de completar os 50, mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenhos sérois problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo.
Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade. Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora. Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele.
Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleleira. Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água.
Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se uitilizava dessa forma.
Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais se podia terminar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreverssivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água ideal indicada era de 8 copos por dia agora só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os possos sépticos (fossas) porque as redes de esgoto não se usam por falta de água.
A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos; enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele palos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozono que os filtrava na atmosfera. As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte. A indústria está paralizada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário. Os assaltos por um bidão de água são comuns nasruas desertas.
A comida é 80% sintética. Pela ressiqiudade da pele uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40 anos. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degrsdado por falta de árvores, o que diminui o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações. O governo até nos cobra pelo ar que respiramos 173 m3 por dia por habitante e adulto. A gente que não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estão dotados de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidademas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.
Em alguns paísesficaram manchas de vegetação com o seu respectivo roi que é fortemente vigiado pelo exército, a água tornou-se um tesouro muito cobiçadomais do que o ouro ou os diamantes. Aqui em troca, não há árvores porque quase nunca chove, e quando chega a registra-se precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem sido severamente transformadaspelas provas atômicas e da indústria contaminante do século XX.
Adivertia-se de que havia decuidar o meio ambiente e ninguém fez caso.
Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que a gente era
Ela pergunta-me: Papai! Porque se acabou a água?
Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou simplesmente não tomamos em conta tantos avisos.
Agora nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreverssível.
Como gostariade voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta terra!"
Documento extrído da revista biográfica "Crônicas de los tiempos" de Abril de 2002
Não o tomes por uma piada. Isto é um assunto sério...